A declaração de independência de Kosovo foi aprovada por 109 votos a zero, com 11 deputados ausentes. Kosovo fica onde antigamente existia a Iugoslávia, marcando o fim da sua desintegração. Sua independência tem ligação com o passado da antiga Iugoslávia e é um longo processo motivado pelo fato de que constituem uma "etnia" diferente dos Sérvios onde dividiam o mesmo território.Rússia e Sérvia não aceitaram a independência de Kosovo, povo que já sofreu muito nas mãos dos sérvios, principalmente do já falecido Milosevic.
Antes Kosovo desejava independência, mas aceitava autonomia administrativa e legislativa. O governo iugoslavo não admita tal independência, pois a região tem importância histórica para o nacionalismo sérvio. Poderia até conceder autonomia, mas não aceitava tropas internacionais para monitorar um acordo.
As potências ocidentais apoiaram a ação e não havia praticamente divergências dentro da Otan. A crise em Kosovo preocupava as potências ocidentais porque ocorria na Europa. A opinião pública européia pressionava por uma solução, diante do massacre de civis.
Os governos na época temiam invasão de imigrantes. Além disso, o conflito ocorria nos Bálcãs, uma região instável. A Rússia era o principal aliado iugoslavo, mas não entrou na guerra. Movimentava navios no Mar Negro e no Mar Báltico.
O Presidente norte-americano George W. Bush disse apoiar a independência de Kosovo, com a supervisão internacional. “Acreditamos ainda que é do interesse dos sérvios serem alinhados com a Europa. E o povo sérvio pode saber que tem um amigo na América”, acrescentou Bush.
A Rússia deverá com isto ter problemas acrescidos com outras províncias, que já manifestaram a sua intenção de seguir os passos de Kosovo. Temos o problema do País Basco, da Catalunha e de outras comunidades autônomas, que a muito desejam a sua separação da Espanha.
Pensando da mesma forma que Kosovo, futuramente poderemos ver alguns "delírios independentistas", na ilha da Madeira daqueles achando que algum dia a ilha poderá viver sem pertencer a Portugal.
Com a independência dessa província, obviamente que Kosovo atinge o seu objetivo, frustrando assim muitos países e políticos que tinham interesses em sua dependência.
terça-feira, 11 de março de 2008
Kosovo agora é independente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário